Caráter donde estás?



Vamos falar um pouco do que eu considero como a essência do homem.
Está em falta nos dias de hoje, mas pra mim é sem duvida algo que o faz dele mais especial do que os demais.

Mas antes, vou falar de alguns traços que deve-se obter para usufruir desta então escassa característica.

- O que abrange essa palavra? Ela abrange tudo. Antes de mais nada ela vai influenciar em ter atitude.



Atitude é essencial em um homem e essencial na vida. Você tem que ter atitude para fazer as coisas que acha certo. E saber que ficar parado é omitir (ah, a omissão...como eu a odeio) a você mesmo, e continuará sendo errado. Alias também é relativa a coragem, pois ficar na zona do conforto naquele preguiça, ou que alguém vai ficar puto ou vai magoar alguém é difícil para muitos. Mas todos nos temos nossos demônios e medos. Quase os mesmos. A diferença é como cada um lida com eles.


             (Para os mais céticos como eu, que não levem em consideração esse salmo, e sim a imagem)


- E ter atitude, te poem em situação que a cada ação que você terá afetara alguém, e isso te faz ter empatia.





Se colocar na pele dos outros é um exercício regular pra você saber se está fazendo certo ou errado e se isso irá prejudicar alguém. É como olhar-se no espelho e ver se gosta do reflexo. E isso te deixa mais humano. Por isso a raiva de ver gente que simplesmente fala “foda-se todos” sem ao menos ter um pingo de respeito. E a palavra respeito cai como uma luva no meio da empatia. Quem tem respeito. Tem caráter.

-  O caráter também vai influenciar em metas e prioridades (responsabilidades)


Saber que se continuar fazendo coisa X, sua vida não terá futuro. Sabendo que ficar na inercia (parado) está se prejudicando e até quem os rodeia. Saber ser coerente com suas escolhas. Em outras palavras é bem ligado com a responsabilidade e até eficaz. Quem estabelece metas, tenta fazer as prioridades e tem responsabilidade.





Tendo isso em “mãos” te faz chegar nessa cobiça do caráter, Mas o que é caráter?
Bem no homem, pra mim é a característica mais importante. Ele pode ser burro, feio, pobre, e até torcer pro flamengo (rs, só pra quebrar o clima da seriedade). Mas se ele tiver isso...
Tenho certeza que ele vai vencer na vida. Mesmo que não financeiramente.

O que é então essa palavra tão poderosa que todo ser humano deve ter, ou melhor, que eu considero essencial de todos terem?

O esqueleto dela é simples ; 
Fazer o certo, mesmo que seja duro, difícil ou doloroso pra você.

Claro, isso significa que você precisa ter uma boa estrutura emocional e ter tido uma boa educação familiar, escolar e “ruar” (Sim, porque se aprende muitas coisas na rua, muitas delas erradas, mas ai que você vai classificar qual vai querer para sua vida, por isso a importância.)

-  Um ponto interessante a se debater, é o de fazer o certo, mas antes vamos ao porque;

Primeiramente, que não é em qual quer esquina que vai ter pessoas com caráter, digamos que onde moramos a dificuldade aumenta levando em consideração a demografia (Brasil, Rj, Rj, Suburbio). 
Afinal ser errado, ou melhor, malandro.. aqui é o lugar ideal onde o cara vai ser mais consagrado, mais exaltado e até mais cobiçado.

Então o que sobra?
Onde eu quero chegar, no “sofrimento” de ser certo.

Vai ter horas que você ira fazer coisas se importando com as pessoas e elas não estão nem aí pra você e isso te deixara mal, as vezes tão mal que você nem imagina.
Acho que quando a gente faz as coisas certas, só imagina que vira coisas certas em troca e que esta tudo sobre controle
Porem quando da algo errado, você desaba e conhece um lado emocional que jamais sabia que tinha. (isso me lembra o livro – Quem mexeu no meu queijo?).

O pior disso tudo é que eu particularmente trabalho muito com o lado racional e a acabo por esquecer de "evoluir o emocional", é ser praticamente um virgem de sentimentos.
E nesse sofrimento e abalos que fazem com que alguma minoria simplesmente deixa de fazer as coisas certas, por tomar tanto tapa na cara da vida (Afinal, os bonzinhos só se fodem né) =/

O que eu posso dizer pra essas pessoas (assim como eu) é que não perca nunca essa essência, por causa de tombos, sabendo claro, que deve-se trabalhar muito esse lado emocional, porque as vezes chegar em casa e se sentir otário é péssimo.

Mas com o tempo vai aparecendo as recompensas
E você vai perceber que pessoas com bom senso vão te respeitar por suas atitudes e seus parentes e conhecidos vão falar de “fulano é um homem muito integro.” 
Então saibam que quem cultiva dessa personalidade, com certeza irá desfrutar dela um dia.
E claro obter uma satisfação,
Talvez a melhor delas, a 
satisfação pessoal, de falar a si mesmo;
O que eu tinha que fazer, eu fiz, e fiz o certo.”.




Editado e escrito por Douglas Gama.



3 Response to "Caráter donde estás?"

  1. Rafaelinha says:
    11 de maio de 2011 às 16:46

    Que lindo irmão blogueiro, amei!

  2. Diogo Reis says:
    21 de maio de 2011 às 10:28

    Das maiores virtudes do homem é a integridade.Porém nesse "mundo" que te força a fazer coisas que nem sempre são as honestas a seguir,pois estamos integralmente ligados a um sistema.

  3. Douglas Gama says:
    21 de maio de 2011 às 10:40

    Chega um ponto em que você não ir contra esse "sistema" estará se auto-destruindo.
    È assim que funciona, infelizmente.

Postar um comentário